Como usar menos fertilizantes sem perder a produtividade

Por: Diego da Costa da Silva

Nos últimos meses vimos os preços dos fertilizantes subirem vertiginosamente, alguns mais de 300%, esse aumento se deve a muito fatores como a alta demanda, monopólios, variação cambial e problemas com o frete marítimo. Agora ainda temos um novo fator que irá impactar ainda mais o fornecimento que é guerra iniciada entre Rússia e Ucrânia, dois dos maiores exportadores de fertilizantes. Por isso é um fato que o agricultor neste momento deverá revisar seus custos de fertilizantes e reduzir o máximo possível. Abaixo vou dar algumas dicas para facilitar nesta tomada de decisão e otimizar a fertilidade natural do seu solo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A primeira tarefa do agricultor é ter em mãos as análises de solos da sua lavoura, sem ela em dias qualquer decisão que se tomar poderá ser um tiro no escuro que trará muito prejuízo futuramente. A análise nos mostrara quais áreas estão mais balanceadas nutricionalmente, com essa informação o produtor pode reduzir a dose de fertilizantes em áreas com “caixa” e manter o investimento em áreas desbalanceadas. Outro dado importante que as análises nos mostram é a necessidade de calagem, lembrando que o calcário é de fácil acesso, quanto mais em níveis ideais estiver fatores como saturação de base, Ph, relação Ca/Mg e V% melhor será disponibilizado e absorvido pelas plantas os nutrientes.

Outro fator importante para a redução de uso fertilizantes é o teor de matéria orgânica no solo, quanto maior for sua taxa no solo melhor os nutrientes minerais serão utilizados o que resulta diretamente na redução da utilização do fertilizante químico. Os principais benefícios da matéria orgânica no solo é o aumento da retenção de umidade, efeito tamponante que evita a perca de nutrientes seja por evaporação ou lixiviação, aumenta a microbiota natural do solo e melhora sua estrutura física de aeração o que gera um ambiente espetacular para as raízes das plantas fazerem suas atividades

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Por fim com grandes resultados comprovados nas últimas safras o uso de produtos biológicos é praticamente obrigatório para se poder trabalhar com o menor uso de fertilizantes químicos. A inoculação de microrganismos na cultura, como bactérias e fungos, fornece muitas vantagens com um baixo investimento. Eles podem retirar nutrientes da atmosfera, solubizar minerais retidos no solo, fornecer hormônios naturais para as plantas, reduzir o ataque de pragas e doenças e aumentar o rendimento de massa e produção das plantas.

O aumento do preço de fertilizantes e até mesmo sua falta já é um fato, pelo menos para a próxima safra, por isso é extremamente importante o agricultor ter opções que possam diminuir ao máximo sua dependência de produtos externos, com essas dicas já é possível em situações adversas como essas ser possível tomar decisões assertivas que não impactaram diretamente nos resultados finais da produção.

Publicado por: Daniel Costa

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/campoemfocobr

Acesse nosso site de produtos agricolas: https://agristore.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *